quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Serviços públicos

Os impostos que pagamos, direta ou indiretamente, ao governo são suficientes para custear os serviços públicos?
É uma pergunta que sempre me faço, pagamos juros abusivos sobre produtos e serviços, e também diretamente ao poder maior, porém quando se trata de receber um retorno desta verba, percebemos o quão decadente é a utilização que se dá a se montante. Saúde, educação, transporte, enfim, todos os serviços que deveriam ser públicos, gratuitos e de qualidade andam em decadente degradação.
 Começando pela saúde, tanto em atendimentos nos postos de saúde, como nos pronto socorro, o atendimento é de péssima qualidade, postos lotados, poucos médicos, enfermeiros, etc., causam um descontentamento aos enfermos que precisam de ajuda, pois, QUANDO são atendidos, a consulta dura milésimos de segundos e não resulta em nada, ou os médicos ficam te pulando de um hospital a outro o que acaba causando desistência em receber este atendimento. Sem contar nos gastos que o indivíduo tem para além destas consultas (medicamentos, locomoção, etc.). 
E a educação, veja as escolas públicas, pouco incentivo aos professores (salários baixos, trabalho maçante, dificuldade ao acesso à qualificações, etc.), falta de investimentos estruturais, entre tantos outros pontos que podem ser citados. O futuro do nosso país (crianças que estão em idade escolar) percebe o descaso e se desestimulam, tem tendência a parar de estudar e não investem em uma carreira profissional, nem sequer em alguma qualificação de aprendizagem (e é o que o governo quer, pois uma sociedade sem conhecimentos e entendimentos não vai à luta e é muito mais manipulável).
E quando se fala em transporte público, o que lhe vem à cabeça? Na minha vem: transporte gratuito e de qualidade. E é exatamente o que NÃO existe, pois além de cobrar um valor consideravelmente alto pela passagem, há ainda superlotação, e não se fala em três ou quatro pessoas em pé, mas sim em ônibus que parecem latas de sardinha de tanta gente abarrotada que tem,  e ainda há a péssima qualidade dos ônibus, os poucos horários destes, é uma calamidade.

E isso tudo só acontece por que o povo ‘burro’ paga altos juros e taxas e o governo em atitudes surpreendentemente inteligentes se paga um altíssimo salário, paga médico particular, não leva seus filhos à escolas públicas, e muito menos anda de ônibus lotado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário