quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Notas

 O que são notas além de números?! 

Meros números que medem seus conhecimentos em um quesito ‘X’ e que te rotulam eternamente, ou como o melhor, ou como o pior. Mais nada, além disso. Notas tem o intuito de avaliar, supostamente, o que você aprendeu durante certo período, e os métodos utilizados para verificar isso são os mais ineficazes possíveis, pois nunca avaliam o contexto em que se está inserido o sujeito avaliado, simplesmente se aplica uma prova, ou se faz um trabalho, e a isto é atribuído uma nota que deve significar o que você sabe, e o que você é. Não considera aquilo que você sabe fora do contexto escolar, muito menos por tudo o que está passando fora deste.
Então, depois de receber sua nota, você sabe se vai passar de ciclo ou se terá que repetir. Agora pergunto: é assim que se ‘mede’ a educação e o que os alunos realmente sabem? Não somente considerando que o aluno sabe e passa por muitas coisas fora da escola, mas também porque cada pessoa tem uma maneira diferente de demostrar o que sabe. Uns tem mais habilidade ao falar, outros escrevendo, outros ainda, possuem muita facilidade com questões objetivas. Então, ou o professor utiliza de todos os métodos com todos os alunos, para não prejudicar nenhum, ou não classifica seus alunos com medíocres números que significam seu aprendizado e que podem alterar significativamente o futuro destes indivíduos.
Eu mesma, já fui muito rotulada com estes números, mas eu sempre soube que eles nunca demonstraram meu verdadeiro conhecimento, apenas diziam ao professor quem deveria passar ou não e quem era bom, e isso me classificava como uma das piores, quase sempre, claro. Mas agora percebo que estes números não devem qualificar ninguém, muito menos apontar os melhores e os piores.

 Então, acho plausível que estes métodos avaliativos mudem, e isto é um toque para os professores que pensam em seus alunos. Pare e pense se coloque no lugar daquele que está ‘em suas mãos’, só você, professor, pode modificar a educação deste país. Avalie os conhecimentos prévios de seus alunos, e tudo que estes trazem em sua bagagem, pare e veja que muito ele sabe, só que ainda não aprendeu uma forma certa de lhe demonstrar isto, e que não é por meio de avaliações tradicionais que isso se dará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário