quinta-feira, 12 de março de 2015

#SÓACHO

Encontro-me cada vez mais indignada com as questões públicas dessa cidade. A educação é um perrengue, nem precisa tecer muitos comentários. A segurança é a insegurança. E a saúde, ahh, essa eu quero discutir. Desde que me mudei para Santa Maria tenho necessitado muito de atendimento médico, anualmente tenho crises que me levam a sofrer em prontos socorros que não me atendem. Melhor começarmos pelos postos de saúde, que é aonde vamos antes de ir aos PA's, em alguns você precisa ir de madrugada esperar em uma fila do c#$%¨&* para tentar conseguir uma ficha para consultar se houver médico no posto naquele dia. Em outros postos você precisa fazer o mesmo, com um diferencial, você sabe que não tem médico naquele dia, é isso mesmo, não tem pq a política do posto é por agendamento, você agenda em dois respectivos dias da semana pra que a consulta ocorra em outro dia a ser marcado, ou seja, você precisa ficar doente no dia certo, ok? Bom, como é difícil conseguir ficha e mais difícil ainda ficar doente no dia certo, você espera até não aguentar mais para ir pra o PA, o que acontece lá? Em primeiro lugar encontrar um PA que possa te atender, pois eles atendem alguns casos, e se você não tem dinheiro para se locomover até um deles, ou não tem ônibus no horário você se cura com banha porque não tem outra maneira. Bom tendo dado um jeito de chegar a um PA que diz que pode te atender você espera horas por atendimento, eu já esperei 8 horas apenas para passar pela triagem, para ver se você deve ser atendida lá e qual é a sua real necessidade. Então, se você pode ser atendido lá, vem a longa espera pelo atendimento do médico. Digamos que você seja atendido e pode ir pra casa... ebaaa que legal,,, parabéns, você é um sortudo... espero que o médico tenha acertado na receita
Mas, como eu sou uma pessoa de muita sorte, eu sou atendida pela médica e ela me manda pra salas de exames e posteriormente pra sala de medicamentos e, após, para a sala de espera para aguardar o resultados dos exames. Depois de umas 5 horas de espera pelos exames, sou chamada por um médico diferente, que me dá uma receita de um antibiótico qualquer para 14 dias. Certo, vamos para casa. Chamamos um táxi, pois já eram 5 horas da manhã, e não tinha ônibus naquele lugar, o que acontece? o táxi não veio... aí aparece do nada uma enfermeira perguntando como estou, e eu digo que a dor diminuiu e que o Dr me mandou pra casa... ela ficou histérica "você não pode ir pra casa, vem comigo vamos consultar com a doutora".... lá vamos nós.... o que faz a doutora? me interna... o que acontece comigo? me esqueceram em uma maca em um canto,,,, não podia comer, nem beber nada, e não ganhei medicação, nem pra dor.... fiquei o dia todo reclamando e ninguém fez nada,,,, achavam que teria que fazer cirurgia,, mas só ficava nisso.... até que resolveram me transferir para outro hospital, um hospital particular com ala para o SUS, lá fui muito bem atendida, e realmente atendida, vi o que é ter um médico e enfermeiros que realmente se importam e fazem as coisas funcionarem. O detalhe é que o médico que passou a cuidar de mim disse que eu poderia ter morrido se meu problema não fosse tratado naquele momento.
Hoje a saga é do Victor, meu namorado, não conseguiu atendimento no posto quando ainda estava bem.... e quando apresentou 38ºC de febre o posto já tinha fechado (detalhe: às 15 horas da tarde), ridículo passar por essas coisas.... Tentamos então médicos que atendem planos do ipê, pois ele possui convenio, consultas disponíveis apenas para daqui a 3 dias.... vamos tentar o PA que atenda por esse convênio agora..... Mas tudo isso é muito irritante, primeiro porque pagamos taxas de impostos em tudo, mas esses impostos recolhidos não são realocados para o bem da população... Segundo, os salários que nos pagam são ridiculamente ofensivos, não dá nem para bancar uma alimentação saudável e ainda temos que gastar pagando médicos.... sem contar que mesmo sendo atendidos nos postos de saúde muitas vezes eles não possuem nem mesmo paracetamol para te oferecer... eu me sinto muito ofendida com tudo isso.... estou cansada de tanto descaso,,,, e isso não é de hoje, sempre foi assim... e não sou muito positiva quanto ao futuro.

sei que muitos moradores dessa cidade, e de outras também, já passaram por situações parecidas... e isso denota as realidades do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário